Inicio   -   Sobre    -   Contato  -    Termos de Uso  -    Transparência    -   politica de privacidade -    Bíblia   -  carta/apocalipse/esboço  -    cerimonia/esboço  -    Contradições bíblicas   -  Efésios/esboço   -  esboço/variados   -   Escola/ebd   -   filipenses/esboço    -  leitura 1°trim 2024   -   leitura 2°trim 2024   -    leitura 3°trim 2024    -    leitura 4°trim 2023  -    leitura/ebd   -   leitura/Adultos   -   leitura/jovens   -    missões/esboço  -     Perguntas Bíblicas

A Igreja como a Casa de Deus

leitura diária A Igreja como a Casa de Deus


Leitura Diária 1 Timóteo 3

15. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

Reflexão
A igreja é frequentemente chamada de casa de Deus na Bíblia, mas o que isso significa? Será que se refere a um edifício físico onde os cristãos se reúnem para adorar? Ou será que tem um sentido mais espiritual e simbólico?

A resposta é que a igreja como casa de Deus tem ambos os aspectos: o material e o espiritual. Vejamos alguns exemplos bíblicos que ilustram essa verdade.

No Antigo Testamento, Deus ordenou a construção do tabernáculo e do templo como lugares sagrados onde ele habitaria no meio do seu povo. Esses edifícios eram chamados de casa de Deus ou casa do Senhor (Êxodo 25:8; 1 Reis 6:1). Eles representavam a presença, a glória e a soberania de Deus sobre Israel. No entanto, eles também eram sombras e figuras de uma realidade maior que viria no futuro.

No Novo Testamento, Jesus se apresentou como o verdadeiro templo de Deus, o lugar onde Deus e o homem se encontram (João 2:19-21). Ele disse que nele habitava toda a plenitude da divindade (Colossenses 2.9). Ele também afirmou que ele e o Pai fariam morada nos que o amassem e guardassem a sua palavra (João 14:23). Assim, Jesus inaugurou uma nova forma de relacionamento entre Deus e o seu povo, baseada na fé e no amor.

A igreja, como corpo de Cristo, é também chamada de casa de Deus no Novo Testamento. O apóstolo Paulo escreveu que a igreja é “edifício de Deus” e “santuário do Espírito Santo” (1 Coríntios 3.9,16). Ele também disse que os cristãos são “concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor” (Efésios 2.19-21).

Portanto, a igreja como casa de Deus não é apenas um lugar físico, mas uma comunidade espiritual formada por pessoas que creem em Jesus e são unidas pelo Espírito Santo. A igreja é o lugar onde Deus habita, onde ele manifesta a sua graça, onde ele recebe a nossa adoração e onde ele nos ensina a sua vontade. A igreja é a família de Deus, onde nós nos amamos uns aos outros como irmãos e irmãs em Cristo.

Como membros da casa de Deus, somos chamados a honrar a Deus com as nossas vidas, a servir uns aos outros com amor, a crescer na fé e no conhecimento da verdade, a testemunhar do evangelho ao mundo e a esperar pela volta do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos levará para a sua morada eterna (Hebreus 3.6; 1 Pedro 2.5Apocalipse 21.3).

Deixe um comentário sua opinião é importante . Sua voz é valiosa!

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...