Leitura Diária 1 Coríntios 12
¹². Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Reflexão
A Igreja constituída como o Corpo de Cristo é um tema central na teologia cristã. A ideia de que a Igreja é o Corpo de Cristo significa que ela é a comunidade dos fiéis que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo, e que participam da sua missão no mundo. A Igreja é o Corpo de Cristo porque ela é o prolongamento da sua encarnação, da sua vida, da sua morte e ressurreição, e da sua glória. A Igreja é o Corpo de Cristo porque ela é o instrumento pelo qual ele continua a agir na história, a anunciar o Evangelho, a celebrar os mandamentos, a servir os pobres e a promover a justiça e a paz. A Igreja é o Corpo de Cristo porque ela é o sinal visível da sua presença e do seu amor no meio dos homens.
A Igreja constituída como o Corpo de Cristo tem implicações importantes para a vida cristã. Em primeiro lugar, significa que os cristãos são membros uns dos outros, e que devem viver em comunhão, em amor fraterno, em respeito mútuo e em colaboração.
Em quarto lugar, significa que os cristãos são destinados à glória de Deus, à plenitude da vida eterna, à comunhão com a Santíssima Trindade e com todos os santos.
A Igreja constituída como o Corpo de Cristo é uma realidade dinâmica, que está sempre em crescimento, em renovação e em reforma.