A Igreja e o Discipulado

leitura diária A Igreja e o Discipulado

Leitura Diária Mateus 28

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo

O que é discipulado? É um processo de formação espiritual que visa ajudar os cristãos a crescerem na fé, no amor e na obediência a Deus. O discipulado é uma responsabilidade da igreja, que deve ensinar, orientar e acompanhar os seus membros na jornada cristã.

O discipulado não é algo opcional ou secundário na vida da igreja. É uma ordem de Jesus, que antes de subir aos céus, disse aos seus discípulos: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20).

O discipulado é essencial para o crescimento e a maturidade da igreja. Por meio do discipulado, os novos convertidos são integrados na comunidade cristã, recebem instrução bíblica, são encorajados a desenvolver os seus dons e talentos, são desafiados a servir a Deus e ao próximo, e são preparados para testemunhar do evangelho.

O discipulado também é importante para os cristãos mais experientes, que precisam continuar aprendendo, se renovando e se aperfeiçoando na fé. O discipulado é um processo contínuo e dinâmico, que envolve relacionamento, comunhão, mentoria, prestação de contas e multiplicação.

Como a igreja pode fazer discipulado? Existem diferentes formas e métodos de discipulado, mas o mais importante é que a igreja tenha uma visão clara e uma estratégia definida para cumprir essa missão. Algumas sugestões são:

– Criar um programa de discipulado para os novos convertidos, que inclua classes de doutrina, batismo, membresia e integração.

– Estimular a formação de pequenos grupos ou células, onde os membros possam compartilhar as suas experiências, dúvidas, dificuldades e vitórias na fé.

– Promover cursos, seminários, retiros e conferências sobre temas relevantes para o crescimento espiritual dos cristãos.

– Incentivar o envolvimento dos membros nos ministérios da igreja, de acordo com os seus dons e chamados.

– Capacitar líderes e obreiros para que possam ensinar, pastorear e multiplicar discípulos.

– Apoiar projetos de evangelização e missões, tanto locais como transculturais.

A igreja que faz discipulado é uma igreja viva, saudável e frutífera. É uma igreja que cumpre o seu propósito de glorificar a Deus e expandir o seu reino na terra. É uma igreja que segue o exemplo de Jesus, o mestre dos mestres e o discípulo perfeito.