Pular para o conteúdo principal

ESCOLA-EBD.COM

A Igreja em seu aspecto invisível e universal

leitura diária A Igreja em seu aspecto invisível e universal

Leitura Diária Hebreus 12

23. À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

Reflexão

A Igreja é o corpo místico de Cristo, formado por todos os que creem nele como Senhor e Salvador. A Igreja é invisível porque transcende as fronteiras humanas e temporais, e é universal porque abrange todos os povos, línguas e nações. A Igreja é uma comunhão de santos, que vivem em comunhão com Deus e uns com os outros, pela graça do Espírito Santo.

A Igreja invisível e universal se manifesta na história através das igrejas locais, que são as expressões visíveis e concretas da fé cristã. As igrejas locais são chamadas a serem fiéis ao evangelho de Cristo, a proclamarem a sua palavra, a celebrarem os seus sacramentos, a servirem ao próximo em amor e a buscarem a unidade com as demais igrejas. As igrejas locais são parte integrante da Igreja invisível e universal, mas não se confundem com ela.

A Igreja invisível e universal é santa, porque tem a Cristo como sua cabeça e fonte de santidade. A Igreja invisível e universal, porque é aberta a todos os que crêem em Cristo, sem distinção de raça, classe ou cultura. A Igreja invisível e universal é apostólica, porque está fundamentada no testemunho dos apóstolos, que foram enviados por Cristo para anunciar o seu reino. A Igreja invisível e universal é una, porque tem um só Senhor, uma só fé e um só batismo.

A Igreja invisível e universal é o povo de Deus, que caminha na esperança da volta de Cristo, quando ele consumará o seu reino de justiça e paz. A Igreja invisível e universal é a noiva de Cristo, que se prepara para o seu encontro glorioso com ele. A Igreja invisível e universal é o templo do Espírito Santo, que habita em cada crente e os capacita para o serviço de Deus.

  • Autores do blog: Ivaldo Fernandes
  • Título: A Igreja em seu aspecto invisível e universal
  • Last updated: 

Comentários