Pular para o conteúdo principal

ESCOLA-EBD.COM

A Igreja como um organismo vivo, o Corpo de Cristo

leitura diária A Igreja como um organismo vivo, o Corpo de Cristo


Leitura Diária 1 Coríntios 12

12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Reflexão

Você já se perguntou o que significa ser parte da Igreja? Muitas vezes, pensamos na Igreja como uma instituição, uma organização, uma estrutura. Mas a Bíblia nos ensina que a Igreja é muito mais do que isso. A Igreja é um organismo vivo, o Corpo de Cristo.

O apóstolo Paulo usa essa metáfora para descrever a natureza e a missão da Igreja em várias de suas cartas. Por exemplo, em 1 Coríntios 12:12-27, ele diz:

 

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que reputamos menos honrosos no corpo, a esses revestimos de maior honra; e aos que em nós são menos decorosos damos maior decoro; porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando maior honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo; antes, que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo; e cada um de vós é membro desse corpo.”

 

Essa passagem nos revela algumas verdades importantes sobre a Igreja como um organismo vivo:

– A Igreja é formada por pessoas que foram unidas a Cristo pelo Espírito Santo. Todos os que creem em Jesus como Senhor e Salvador fazem parte do seu Corpo.

– A Igreja é diversa e plural. Há diferentes dons, funções, culturas e personalidades na Igreja. Cada membro tem sua importância e valor.

– A Igreja é interdependente e solidária. Os membros do Corpo dependem uns dos outros e se preocupam uns com os outros. Eles se ajudam mutuamente nas necessidades e nas alegrias.

– A Igreja é chamada a refletir a glória de Cristo. O Corpo de Cristo existe para manifestar a sua presença e o seu poder no mundo. A Igreja é a expressão visível do invisível Deus.

Portanto, ser parte da Igreja significa ser parte de algo maior do que nós mesmos. Significa ter uma identidade, uma comunhão e uma missão compartilhadas com outros irmãos e irmãs em Cristo. Significa viver em amor e harmonia com aqueles que foram redimidos pelo mesmo sangue e selados pelo mesmo Espírito.

Que possamos valorizar e cuidar da Igreja como um organismo vivo, o Corpo de Cristo.

  • Autores do blog: Ivaldo Fernandes
  • Título: A Igreja como um organismo vivo, o Corpo de Cristo
  • Last updated: 

Comentários