Pular para o conteúdo principal

ESCOLA-EBD.COM

A Igreja organizada

leitura diária A Igreja organizada


Leitura Diária Atos 16

4 E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.

Reflexão

O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra como a Igreja primitiva se organizou para cumprir a missão que Jesus lhe confiou. Um dos aspectos dessa organização foi a elaboração de normas e orientações para os cristãos que viviam em diferentes lugares e culturas. Um exemplo disso é o que lemos em Atos 16.4:

“Enquanto viajavam pelas cidades, transmitiam aos irmãos as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que as observassem.”

 

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

Essas decisões se referem ao chamado Concílio de Jerusalém, que aconteceu no capítulo 15 de Atos. Nesse concílio, os líderes da Igreja discutiram sobre a questão da circuncisão dos gentios que se convertiam ao cristianismo. Depois de um intenso debate, eles chegaram a um consenso de que não era necessário impor esse ritual aos novos crentes, mas apenas algumas normas básicas de conduta moral e religiosa (Atos 15.19-21).

O que podemos aprender com esse episódio?

Em primeiro lugar, que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo, que lhe dá sabedoria e discernimento para resolver os conflitos e as questões doutrinárias que surgem ao longo da história. 

Em segundo lugar, que a Igreja é uma comunidade de comunidades, que se comunica e se apoia mutuamente, respeitando a diversidade e a unidade. 

Em terceiro lugar, que a Igreja é uma instituição divina e humana, que precisa de regras e normas para garantir a sua fidelidade ao Evangelho e a sua eficácia na missão.

Portanto, devemos valorizar e obedecer às orientações da Igreja, que são fruto do trabalho dos apóstolos e dos seus sucessores, inspirados pelo Espírito Santo. Ao mesmo tempo, devemos estar atentos aos sinais dos tempos e às necessidades do mundo atual, para que a Igreja seja sempre uma luz e um sal para a humanidade.

  • Autores do blog: Ivaldo Fernandes
  • Título: A Igreja organizada
  • Last updated: 

Comentários