A instituição do diaconato

leitura diária A instituição do diaconato

Leitura Diária Atos 6

1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

O diaconato é um ministério de serviço na igreja cristã, que tem sua origem no relato de Atos 6.1-7. Nesse texto, vemos que os apóstolos enfrentaram um problema de distribuição de alimentos entre as viúvas dos judeus helenistas (que falavam grego) e dos judeus hebreus (que falavam hebraico). Para resolver essa questão, os apóstolos convocaram a comunidade e propuseram que fossem escolhidos sete homens “cheios do Espírito Santo e de sabedoria” para cuidar dessa tarefa, enquanto eles se dedicariam à oração e ao ministério da palavra. A proposta agradou a todos e foram escolhidos Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, que foram apresentados aos apóstolos e receberam a imposição das mãos.

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

Esse episódio é considerado o início do diaconato na igreja, pois mostra a necessidade de se estabelecer um grupo de pessoas responsáveis pelo serviço social e pela assistência aos necessitados. O termo “diácono” vem do grego “diakonos”, que significa “servo, ministro, assistente”. Os diáconos, portanto, são aqueles que servem à igreja e ao próximo com amor, humildade e dedicação. Eles não são inferiores aos pastores ou presbíteros, mas exercem um papel complementar na obra de Deus.

O diaconato é uma instituição bíblica e histórica, que tem sido valorizada em diversas denominações cristãs ao longo dos séculos. Os diáconos têm contribuído para o crescimento e a edificação da igreja, tanto na dimensão espiritual quanto na material. Eles são exemplos de fé, caráter e serviço, que devem ser reconhecidos e respeitados por todos os membros do corpo de Cristo.