Inicio   -   Sobre    -   Contato  -    Termos de Uso  -    Transparência    -   politica de privacidade -    Bíblia   -  carta/apocalipse/esboço  -    cerimonia/esboço  -    Contradições bíblicas   -  Efésios/esboço   -  esboço/variados   -   Escola/ebd   -   filipenses/esboço    -  leitura 1°trim 2024   -   leitura 2°trim 2024   -    leitura 3°trim 2024    -    leitura 4°trim 2023  -    leitura/ebd   -   leitura/Adultos   -   leitura/jovens   -    missões/esboço  -     Perguntas Bíblicas

O poder contagioso do pecado

leitura diária O poder contagioso do pecado


Leitura Diária 1 Coríntios 5

6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?

Reflexão

Neste versículo, o apóstolo Paulo usa uma ilustração tirada da fabricação de pão para alertar os cristãos de Corinto sobre o perigo do pecado na igreja. Ele diz: “Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?” (1Co 5.6). O fermento é uma substância que faz a massa crescer e se espalhar, assim como o pecado pode contaminar e corromper toda uma comunidade de fé.

 

Paulo estava se referindo a um caso específico de imoralidade sexual que havia sido tolerado pelos coríntios, mas o princípio se aplica a qualquer tipo de pecado que não seja tratado com seriedade e disciplina. O pecado não é algo isolado ou insignificante, mas tem um efeito nocivo sobre nós mesmos e sobre os outros. O pecado nos afasta de Deus, nos endurece contra a sua vontade, nos cega para a sua verdade e nos impede de experimentar a sua graça.

Por isso, Paulo exorta os coríntios a se purificarem do fermento velho e a se tornarem uma nova massa, sem fermento, como eram na verdade (1Co 5.7). Ele usa a imagem da Páscoa judaica, na qual os israelitas comiam pão sem fermento para celebrar a sua libertação da escravidão do Egito. Da mesma forma, os cristãos devem se livrar do pecado que os escraviza e viver em santidade, como povo de Deus.
 

Como podemos fazer isso? Paulo dá algumas orientações práticas no capítulo 5 de 1 Coríntios:

– Devemos reconhecer e confessar o nosso pecado, sem tentar justificá-lo ou minimizá-lo (1Co 5.1-2).
– Devemos nos arrepender e buscar o perdão de Deus e dos que foram afetados pelo nosso pecado (1Co 5.3-5).
– Devemos nos afastar do pecado e romper com as influências que nos levam a ele (1Co 5.9-11).
– Devemos nos submeter à correção fraterna e à disciplina da igreja, quando necessário (1Co 5.12-13).
– Devemos nos lembrar do sacrifício de Cristo, que nos purifica de todo o pecado e nos dá uma nova vida (1Co 5.7).

O poder contagioso do pecado é real, mas também é real o poder libertador de Cristo. Ele é o nosso Cordeiro pascal, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Nele, somos uma nova criação, chamados a viver para a glória de Deus (2Co 5.17).

Deixe um comentário sua opinião é importante . Sua voz é valiosa!

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...