Inicio   -   Sobre    -   Contato  -    Termos de Uso  -    Transparência    -   politica de privacidade -    Bíblia   -  carta/apocalipse/esboço  -    cerimonia/esboço  -    Contradições bíblicas   -  Efésios/esboço   -  esboço/variados   -   Escola/ebd   -   filipenses/esboço    -  leitura 1°trim 2024   -   leitura 2°trim 2024   -    leitura 3°trim 2024    -    leitura 4°trim 2023  -    leitura/ebd   -   leitura/Adultos   -   leitura/jovens   -    missões/esboço  -     Perguntas Bíblicas

O Senhor nosso Deus é santo

leitura diária O Senhor nosso Deus é santo


Leitura Diária Levítico 11

44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;

Reflexão

A santidade de Deus e o que isso significa para nós, seus filhos. A palavra “santo” significa separado, diferente, distinto. Deus é santo porque Ele é único, incomparável, perfeito em todos os seus atributos. Ele é o Criador e o Sustentador de todas as coisas, e nada existe fora do seu poder e vontade.

 

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI


Mas Deus não é apenas santo em si mesmo, Ele também nos chama à santidade. No livro de Levítico, encontramos várias leis e instruções que Deus deu ao seu povo Israel para que eles pudessem viver de acordo com a sua vontade e refletir a sua glória. Uma dessas leis diz respeito à alimentação: “Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rastejante que se move sobre a terra” (Levítico 11.44).

O que isso significa? Será que Deus se importa com o que comemos? Será que Ele proibiu certos animais por razões higiênicas ou de saúde? Na verdade, não há uma resposta definitiva para essas perguntas. Alguns estudiosos sugerem que as leis alimentares tinham um propósito simbólico, de ensinar ao povo a diferença entre o puro e o impuro, o sagrado e o profano. Outros afirmam que as leis alimentares tinham um propósito prático, de proteger o povo de doenças ou de influências pagãs. O que sabemos com certeza é que Deus queria que o seu povo fosse diferente das nações ao seu redor, que seguiam seus próprios costumes e deuses.

Hoje, nós não estamos debaixo da lei de Moisés, mas da graça de Cristo. Ele cumpriu a lei em nosso lugar e nos libertou da sua maldição. Ele nos purificou pelo seu sangue e nos tornou participantes da sua natureza divina. Ele nos enviou o seu Espírito Santo para nos guiar e nos capacitar a viver uma vida santa. Ele nos disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.48).

Isso significa que não precisamos mais nos preocupar com o que comemos? Não exatamente. A Bíblia nos ensina que “tudo é permitido, mas nem tudo convém; tudo é permitido, mas nem tudo edifica” (1 Coríntios 10.23). Ou seja, temos liberdade em Cristo, mas também responsabilidade. Devemos usar a nossa liberdade para glorificar a Deus e servir ao próximo, não para satisfazer os nossos desejos carnais ou ofender a consciência alheia. Devemos examinar tudo à luz da Palavra de Deus e do amor de Cristo.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Lembrem-se de que o Senhor nosso Deus é santo, e Ele nos chamou à santidade. Que possamos honrar esse chamado em todas as áreas da nossa vida, inclusive na nossa alimentação.

Deixe um comentário sua opinião é importante . Sua voz é valiosa!

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...