A proclamação da Palavra de Deus
Leitura Diária Mateus 4
23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
**A proclamação da Palavra de Deus** é um gesto sacramental e um momento significativo nas celebrações litúrgicas. Quando proclamamos um texto da Sagrada Escritura, estamos anunciando e acolhendo o próprio Senhor. A Palavra de Deus é viva, eficaz e tem valor permanente, tornando-se um meio privilegiado de encontro com Deus.
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Na Liturgia da Palavra, o leitor empresta sua voz para que Deus fale. Portanto, a leitura deve ser **proclamada**, não apenas lida. A proclamação exige uma preparação espiritual, calma e prontidão de alma. É o momento em que a Palavra de Deus se torna presente e eficaz para a comunidade reunida.
O ministério da proclamação da Palavra é uma função ministerial, não presidencial. As leituras são proclamadas por um leitor, enquanto o Evangelho é anunciado pelo pregador, desde que estejam aptos para essa função e tenham se preparado adequadamente.
A voz do leitor deve corresponder ao gênero do próprio texto, à forma de celebração e à solenidade da assembleia. Assim, a proclamação da Palavra de Deus se torna um momento sagrado e significativo na vida litúrgica da comunidade cristã .