Pular para o conteúdo principal

ESCOLA-EBD.COM

Proclamando a morte do Senhor

leitura diária Proclamando a morte do Senhor


Leitura Diária 1 Coríntios 11

26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Reflexão

O que significa proclamar a morte do Senhor? Por que é importante fazer isso? Como podemos fazer isso de forma adequada e reverente? Essas são algumas perguntas que podemos nos fazer ao ler o versículo 26 do capítulo 11 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, que diz:

 

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

“Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

Neste texto, Paulo está corrigindo alguns abusos que estavam acontecendo na igreja de Corinto em relação à celebração da Ceia do Senhor, que era um memorial instituído por Jesus na noite em que foi traído. A Ceia do Senhor consiste em comer um pedaço de pão e beber um gole de vinho (suco de uva), que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente, oferecidos na cruz pela nossa salvação.

Ao participar da Ceia do Senhor, estamos proclamando a morte do Senhor, ou seja, estamos anunciando publicamente o evangelho, a boa notícia de que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, garantindo a nossa justificação diante de Deus e a nossa esperança de vida eterna. Estamos também expressando a nossa fé e gratidão por esse sacrifício incomparável e incompreensível de amor. Estamos ainda demonstrando a nossa comunhão com Cristo e com os nossos irmãos na fé, pois somos um só corpo em Cristo.

Proclamar a morte do Senhor é importante porque é um mandamento de Jesus, que disse: “Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22.19). É também uma forma de adorar a Deus, reconhecendo o seu poder, a sua graça e a sua glória. É ainda uma maneira de nos examinarmos a nós mesmos, confessando os nossos pecados e buscando o arrependimento e a santificação. É finalmente um meio de fortalecer a nossa fé e esperança, pois ao lembrarmos da morte de Cristo, lembramos também da sua ressurreição e da sua promessa de voltar para nos buscar.

Para proclamar a morte do Senhor de forma adequada e reverente, precisamos nos preparar espiritualmente, orando e meditando na Palavra de Deus. Precisamos também participar da Ceia do Senhor com frequência, conforme a disponibilidade da igreja local. Precisamos ainda participar da Ceia do Senhor com sinceridade, humildade e amor, sem hipocrisia, orgulho ou divisão. Precisamos finalmente participar da Ceia do Senhor com alegria, louvor e expectativa, pois estamos celebrando o maior presente que já recebemos e aguardando o maior encontro que já teremos.

  • Autores do blog: Ivaldo Fernandes
  • Título: Proclamando a morte do Senhor
  • Last updated: 

Comentários