Na nova vida com Cristo temos Deus como Pai

Efésios 1
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

A noção de Deus como Pai é um tema central na teologia cristã, e é maravilhosamente capturada na passagem de Efésios 1.3-6. Este trecho da Escritura é um rico tesouro de insights sobre como, através da vida em Cristo, somos introduzidos em uma relação familiar com Deus.
O apóstolo Paulo começa com uma bênção ao "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo", reconhecendo a fonte de toda a bênção espiritual que é concedida nos lugares celestiais em Cristo. É uma expressão de gratidão e admiração pela generosidade divina que transcende o entendimento humano.

Nos versículos subsequentes, Paulo descreve como fomos escolhidos antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus em amor. Esta escolha não é baseada em mérito humano, mas na vontade soberana de Deus, que predestinou os crentes para a adoção como filhos por meio de Jesus Cristo. A adoção é um ato de graça imerecida, que reflete o amor profundo e o propósito de Deus para com seus filhos.

A paternidade de Deus é caracterizada por amor, misericórdia e graça. Ele nos acolhe em sua família, não como servos ou estranhos, mas como filhos amados, com todos os direitos e privilégios que acompanham essa posição. Somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, participantes de uma herança eterna que é selada pelo Espírito Santo.

Efésios 1.3-6 é um convite para refletir sobre a magnitude da graça de Deus e a nova identidade que temos em Cristo. Como filhos de Deus, somos chamados a viver de maneira que reflita a santidade e o amor de nosso Pai celestial, abraçando a vida que Ele planejou para nós desde antes da criação do mundo.

Este trecho bíblico nos lembra que, na nova vida com Cristo, não estamos sozinhos; temos um Pai que nos ama, nos escolheu e nos adotou em sua família. É uma verdade que oferece conforto, esperança e um senso de pertencimento que transcende as circunstâncias da vida. Que possamos todos crescer no conhecimento e na compreensão deste amor que nos chama a ser parte da família de Deus.