Não podemos trilhar o caminho dos néscios na jornada

Efésios 2.
2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

A vida é uma jornada cheia de escolhas e caminhos. Alguns desses caminhos podem ser sábios e outros, não tão sábios. A sabedoria é um tema central em muitas tradições religiosas e filosóficas, e é frequentemente vista como a chave para uma vida bem vivida. No contexto cristão, a sabedoria é frequentemente associada com a vida de acordo com os ensinamentos de Jesus e as escrituras.
Efésios 2:2-3 é um trecho da Bíblia que fala sobre o caminho que as pessoas costumavam seguir antes de viverem de acordo com os ensinamentos cristãos. O texto menciona que as pessoas andavam "segundo o curso deste mundo", vivendo de acordo com os desejos da carne e dos pensamentos, e eram por natureza "filhos da ira". Este trecho é interpretado por muitos como uma referência ao estado humano de imperfeição e à tendência natural de seguir um caminho que não é sábio ou justo aos olhos de Deus.

A mensagem de Efésios é uma chamada para a transformação e para a escolha de um caminho de sabedoria e justiça. É um convite para refletir sobre as ações e escolhas diárias e para buscar um caminho que esteja alinhado com os valores e princípios cristãos. A sabedoria, neste contexto, não é apenas conhecimento ou inteligência, mas uma forma de viver que reflete o amor e a graça de Deus.

A jornada da vida é complexa e desafiadora, mas também é uma oportunidade para crescer e aprender. Escolher o caminho da sabedoria é optar por uma vida de compreensão, compaixão e justiça. É um caminho que pode não ser o mais fácil, mas é certamente o mais gratificante.

Efésios 2:2-3 nos lembra que todos temos a capacidade de mudar e escolher um novo caminho. Não importa quão longe possamos ter nos desviado, sempre há uma oportunidade para retornar e trilhar o caminho da sabedoria. Esta é a beleza da jornada da vida: ela está sempre aberta a novas possibilidades e novos começos.