Devemos chegar a Deus com confiança, não com murmuração

Hebreus 4.
16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Em Hebreus 4.16, somos encorajados a nos aproximar de Deus com confiança, em vez de nos queixarmos ou murmurarmos. Esta passagem nos lembra da importância de ter uma atitude de fé e gratidão ao nos aproximarmos de Deus.

A importância da confiança em Deus

A confiança em Deus é fundamental para o nosso relacionamento com Ele. Quando confiamos em Deus, reconhecemos que Ele é soberano e que tem o controle de todas as coisas. Isso nos permite nos aproximar Dele com fé e esperança, sabendo que Ele é capaz de nos ajudar em todas as circunstâncias.

Quando nos aproximamos de Deus com confiança, também demonstramos nossa dependência Dele. Reconhecemos que precisamos da Sua orientação, força e provisão em todas as áreas de nossa vida. Essa atitude de confiança nos permite experimentar a paz e a segurança que só podem ser encontradas em Deus.

A armadilha da murmuração

Por outro lado, a murmuração é uma atitude negativa que nos impede de nos aproximarmos de Deus de maneira adequada. Quando murmuramos, estamos expressando insatisfação, reclamando ou questionando a bondade e o cuidado de Deus. Essa atitude de murmuração nos afasta de Deus e nos impede de experimentar a plenitude da Sua presença.

A murmuração também é contagiosa e pode afetar negativamente aqueles ao nosso redor. Quando nos queixamos, influenciamos os outros a adotarem a mesma atitude negativa. Isso cria um ciclo de negatividade que nos impede de experimentar a alegria e a paz que Deus deseja nos dar.

Como chegar a Deus com confiança

Então, como podemos nos aproximar de Deus com confiança, em vez de murmuração? Aqui estão algumas práticas que podem nos ajudar:

1. Cultive uma atitude de gratidão

Em vez de reclamar do que não temos, podemos escolher focar no que já temos e ser gratos por isso. A gratidão nos ajuda a reconhecer as bênçãos de Deus em nossa vida e nos permite nos aproximar Dele com um coração cheio de gratidão.

2. Ore com fé

Quando oramos, devemos fazê-lo com fé, acreditando que Deus ouve e responde às nossas orações. A fé nos permite nos aproximar de Deus com confiança, sabendo que Ele é capaz de nos ajudar e suprir todas as nossas necessidades.

3. Medite na Palavra de Deus

A Palavra de Deus é uma fonte de encorajamento e sabedoria. Ao meditarmos nas Escrituras, fortalecemos nossa fé e confiança em Deus. Isso nos ajuda a nos aproximar Dele com uma mente renovada e um coração cheio de confiança.

4. Busque a comunhão com outros crentes

A comunhão com outros crentes é uma fonte de encorajamento e apoio. Quando nos cercamos de pessoas que compartilham da mesma fé, somos fortalecidos em nossa confiança em Deus. A comunhão também nos ajuda a evitar a murmuração, pois nos encoraja a focar no que é bom e edificante.

5. Lembre-se das promessas de Deus

Deus prometeu estar conosco em todas as circunstâncias e nos dar tudo o que precisamos. Quando nos lembramos de Suas promessas, somos encorajados a confiar Nele e nos aproximar Dele com fé e gratidão.

Conclusão

Em Hebreus 4.16, somos lembrados da importância de nos aproximarmos de Deus com confiança, não com murmuração. A confiança em Deus nos permite experimentar Sua paz e segurança, enquanto a murmuração nos afasta Dele e nos impede de desfrutar de Seu cuidado e provisão. Cultivar uma atitude de gratidão, orar com fé, meditar na Palavra de Deus, buscar a comunhão com outros crentes e lembrar das promessas de Deus são práticas que nos ajudam a nos aproximar Dele com confiança e gratidão.