Atos 2.
20: O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
Sinais Que Antecedem o Grande Dia
Em Atos 2.20, lemos: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.” Esse versículo faz parte da profecia de Joel, citada por Pedro no discurso no dia de Pentecostes. São sinais cósmicos que antecedem o retorno de Jesus e o juízo final.
O Grande Dia do Senhor
O “dia do Senhor” é uma expressão bíblica que aponta para o tempo em que Deus intervirá de forma definitiva na história da humanidade. Será um dia de justiça, restauração e cumprimento total das promessas divinas. Para os salvos, será dia de glória e esperança; para os que rejeitam a Deus, dia de juízo e tristeza.
A Esperança que Motiva a Igreja
Atos 2.20 não deve gerar medo nos fiéis, mas sim esperança. A igreja vive aguardando o retorno de Cristo, confiando nas promessas de uma nova vida, onde não haverá dor, sofrimento nem morte. Essa esperança fortalece os cristãos a permanecerem firmes, evangelizando, adorando e vivendo em santidade.
Chamado ao Arrependimento
Os sinais descritos são também um alerta. Pedro, após citar esse versículo, conclama o povo ao arrependimento e à conversão, lembrando que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2.21).
Conclusão
Atos 2.20 nos aponta para a esperança futura em Cristo. Apesar dos sinais assustadores, o foco está na gloriosa volta de Jesus e na vitória final do povo de Deus.