Estamos mortos para as obras da Lei

 

Leitura diaria Jovens da Lição 05 -  3° trimestre 2025 cpad

Gálatas 2.
19: Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.

O Significado de “Morto para a Lei”

O apóstolo Paulo escreve aos gálatas para combater o retorno ao legalismo. Quando ele diz que está “morto para a Lei”, ele está afirmando que já não está mais sob a obrigação de cumprir os rituais e mandamentos da Lei de Moisés como meio de alcançar justificação diante de Deus. Essa morte espiritual em relação à Lei significa um rompimento com a antiga forma de viver, baseada em regras e méritos humanos.

Pela Lei, a Morte à Lei

Paulo usa uma expressão paradoxal: “pela Lei, estou morto para a Lei”. Isso significa que a própria Lei, ao mostrar a incapacidade do ser humano de cumpri-la plenamente, conduz o pecador à necessidade da graça de Deus. A Lei aponta o pecado, mas não salva. Dessa forma, ela conduz o homem até Cristo (ver Gálatas 3.24). Ao morrer com Cristo, o crente morre também para o domínio da Lei.

Viver para Deus

A consequência de estar morto para a Lei é viver para Deus. Isso não significa viver sem direção ou sem obediência, mas viver de forma nova, guiado pelo Espírito e motivado pela fé em Cristo. É uma vida de liberdade, não de libertinagem — uma vida com propósitos santos, não baseada em regras externas, mas em transformação interior.

Justificação Pela Fé, Não Pela Lei

Paulo está reafirmando que a salvação não vem por obras, rituais ou méritos humanos. A justificação vem unicamente pela fé em Jesus Cristo. Tentar voltar às obras da Lei é desprezar o sacrifício de Cristo e anular a graça (ver Gálatas 2.21). Estamos mortos para o sistema antigo, e agora vivemos em novidade de vida com Cristo.

Conclusão

Gálatas 2.19 nos lembra que não somos justificados por boas obras nem por obediência à Lei mosaica. Estamos mortos para esse sistema. Nossa nova vida é vivida para Deus, pela fé no Filho, sustentada pela graça. Viver para Deus é abandonar o legalismo e abraçar a liberdade que há em Cristo.

Postagem Anterior Próxima Postagem