Pular para o conteúdo principal

ESCOLA-EBD.COM

Igreja: Um Farol de Esperança e Serviço

Introdução:
Saudações e oração inicial.
Apresentação do tema: Explorar a igreja como um farol que irradia esperança e um centro de serviço transformador na comunidade.

I. A Igreja como Farol de Esperança:
Mateus 5:14 – “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.”
Romanos 15:13 – “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo.”

II. A Comunidade como Centro de Cuidado e Amor:
Gálatas 6:2 – “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.”
1 João 3:17 – “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo e vir a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”

III. A Missão Social da Igreja:
Mateus 25:35-36 – “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.”
Tiago 2:15-16 – “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”

IV. A Igreja como Agente de Transformação Cultural:
Romanos 12:2 – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Colossenses 3:23-24 – “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.”

V. A Igreja como Instrumento de Evangelismo e Discipulado:
Mateus 28:19-20 – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Atos 2:47 – “Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

Conclusão:
Destaque da igreja como farol de esperança e centro de serviço.
Desafio à participação ativa no serviço comunitário e na missão social.
Oração final pela igreja, pedindo direção divina para ser um agente transformador na comunidade.
Este esboço enfoca a igreja como um farol de esperança e um centro de serviço, destacando a importância da comunidade, missão social, transformação cultural, evangelismo e discipulado. Adapte conforme necessário para atender às necessidades específicas da sua audiência.

  • Autores do blog: Ivaldo Fernandes
  • Título: Igreja: Um Farol de Esperança e Serviço
  • Last updated: 

Comentários