Deus deve ser honrado na vida
22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Você já leu essa passagem bíblica? Ela fala sobre a hipocrisia de alguns judeus que se gabavam de ter a lei de Deus, mas não a cumpriam. Eles ensinavam aos outros o que era certo, mas faziam o contrário. Eles diziam que Deus era o único digno de adoração, mas idolatravam o dinheiro, o poder e a fama. Eles desprezavam os gentios, mas eram iguais ou piores do que eles.
O apóstolo Paulo os confronta com uma pergunta: “Você, que ensina a outro, não se ensina a si mesmo? Você, que prega contra o roubo, rouba? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que abomina os ídolos, rouba os templos?” (Romanos 2.21-22).
Essas perguntas revelam a incoerência entre o que eles diziam e o que eles faziam. Eles não honravam a Deus com suas vidas, mas o desonravam. Eles não eram um exemplo para os outros, mas um escândalo. Eles não glorificavam a Deus entre as nações, mas o blasfemavam.
Paulo cita o Salmo 50.16-23 para mostrar que Deus não se agrada dos que apenas falam da sua lei, mas não a praticam. Deus quer que os seus servos obedeçam à sua vontade e confiem no seu amor. Deus quer que os seus filhos sejam sinceros e humildes diante dele e dos homens. Deus quer que os seus adoradores o louvem com seus lábios e com suas obras.
Deus deve ser honrado na vida de todos os que creem nele. Não basta apenas conhecer a sua palavra, é preciso vivê-la. Não basta apenas professar a sua fé, é preciso demonstrá-la. Não basta apenas pertencer ao seu povo, é preciso agir como tal.
Como você tem honrado a Deus na sua vida? Você tem sido coerente entre o que você diz e o que você faz? Você tem sido um exemplo para os outros ou um motivo de tropeço? Você tem glorificado a Deus ou o envergonhado?
Que possamos examinar as nossas atitudes à luz da palavra de Deus e pedir o seu perdão e a sua graça para mudarmos o que for preciso. Que possamos honrar a Deus na nossa vida, pois ele é digno de toda honra, glória e louvor.