Perguntas com Respostas do livro de Tiago


O que Tiago aconselha sobre a paciência?
Resposta: Tiago 5:7-8 - "Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor."

O que Tiago diz sobre a fé sem obras?
Resposta: Tiago 2:17 - "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."

Como Tiago descreve a língua?
Resposta: Tiago 3:6 - "A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar."

O que Tiago ensina sobre a sabedoria verdadeira?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura."

O que Tiago diz sobre a oração da fé?
Resposta: Tiago 5:16 - "A oração de um justo pode muito em seus efeitos."

Qual é o conselho de Tiago sobre mostrar favoritismo?
Resposta: Tiago 2:1 - "Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas."

O que Tiago diz sobre o orgulho?
Resposta: Tiago 4:6 - "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

Como Tiago incentiva a resistir ao diabo?
Resposta: Tiago 4:7 - "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

O que Tiago ensina sobre as riquezas?
Resposta: Tiago 5:1-3 - "Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir."

Como Tiago exorta a tratar os necessitados?
Resposta: Tiago 2:15-16 - "Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?"

O que Tiago diz sobre a amizade com o mundo?
Resposta: Tiago 4:4 - "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Como Tiago aconselha a lidar com as tentações?
Resposta: Tiago 1:12-13 - "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."

O que Tiago diz sobre o julgamento?
Resposta: Tiago 4:12 - "Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?"

Como Tiago descreve a origem das guerras e contendas?
Resposta: Tiago 4:1 - "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"

O que Tiago ensina sobre a sabedoria mundana?
Resposta: Tiago 3:15 - "Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica."

Como Tiago aconselha a reagir diante das aflições?
Resposta: Tiago 5:13 - "Está alguém entre vós aflito? Ore."

O que Tiago diz sobre a sabedoria que vem do alto?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

Como Tiago destaca a importância da prática da palavra?
Resposta: Tiago 1:22 - "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

O que Tiago diz sobre a língua como um pequeno membro com grande influência?
Resposta: Tiago 3:5-6 - "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia."

Como Tiago encoraja a aproximação de Deus?
Resposta: Tiago 4:8 - "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração."

O que Tiago diz sobre a confissão de pecados?
Resposta: Tiago 5:16 - "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Como Tiago aconselha a lidar com a opressão?
Resposta: Tiago 5:4 - "Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos Exércitos."

O que Tiago diz sobre a sabedoria que provém de Deus?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

Como Tiago adverte sobre a responsabilidade dos mestres?
Resposta: Tiago 3:1 - "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo."

O que Tiago ensina sobre a humildade?
Resposta: Tiago 4:10 - "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."

O que Tiago diz sobre o perigo da ambição egoísta?
Resposta: Tiago 4:1-2 - "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis."

Como Tiago exorta os crentes a agirem diante das circunstâncias difíceis?
Resposta: Tiago 1:2-4 - "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."

O que Tiago ensina sobre a oração em momentos de enfermidade?
Resposta: Tiago 5:14-15 - "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados."

Como Tiago destaca a importância da paciência?
Resposta: Tiago 5:7-8 - "Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia."

O que Tiago ensina sobre a sabedoria que não vem de Deus?
Resposta: Tiago 3:14 - "Mas, se tendes em vosso coração amargo ciúme e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."

Como Tiago adverte sobre o perigo de falar mal dos outros?
Resposta: Tiago 4:11-12 - "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz."

O que Tiago diz sobre a influência das palavras na vida?
Resposta: Tiago 3:3-5 - "Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o corpo. Observai ainda os navios; embora tão grandes e impelidos por fortes ventos, são, todavia, dirigidos por um pequenino leme, para onde quer que se incline a vontade do piloto. Assim, também, a língua, pequeno órgão, mas que se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe a arder tão grande selva!"

Como Tiago exorta a resistir ao pecado?
Resposta: Tiago 4:7 - "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

O que Tiago diz sobre a verdadeira religião?
Resposta: Tiago 1:27 - "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."

Como Tiago alerta sobre a incerteza do futuro?
Resposta: Tiago 4:13-15 - "Eia agora vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece."

O que Tiago ensina sobre a verdadeira sabedoria?
Resposta: Tiago 3:13 - "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras."

Como Tiago destaca a importância da humildade na busca de sabedoria?
Resposta: Tiago 3:14 - "Mas, se tendes em vosso coração amargo ciúme e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."

O que Tiago diz sobre a incapacidade de controlar a língua?
Resposta: Tiago 3:8-9 - "A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus."

Como Tiago instrui sobre a atitude em relação aos ricos e poderosos?
Resposta: Tiago 2:6-7 - "Vós, todavia, menosprezastes o pobre. Porventura, não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam aos tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome pelo qual sois chamados?"

O que Tiago diz sobre a necessidade de sermos praticantes da palavra?
Resposta: Tiago 1:22 - "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

Como Tiago aborda a questão da amizade com o mundo?
Resposta: Tiago 4:4 - "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

O que Tiago ensina sobre a paciência diante das injustiças?
Resposta: Tiago 5:7-8 - "Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia."

Como Tiago adverte sobre a ostentação e confiança nas riquezas?
Resposta: Tiago 4:13-16 - "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, passaremos lá um ano, negociaremos e ganharemos. Vós, que não sabeis o que sucederá amanhã! Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa."

O que Tiago diz sobre a origem das boas dádivas?
Resposta: Tiago 1:17 - "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança."

Como Tiago exorta a tratar os pecadores que se afastaram da verdade?
Resposta: Tiago 5:19-20 - "Meus irmãos, se algum de vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados."

O que Tiago diz sobre a riqueza dos injustos?
Resposta: Tiago 5:1-3 - "Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça."

Como Tiago aborda a questão da fé e obras?
Resposta: Tiago 2:17 - "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."

O que Tiago ensina sobre a sabedoria que procede do inferno?
Resposta: Tiago 3:15 - "Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica."

Como Tiago destaca a importância de não sermos só ouvintes, mas praticantes da palavra?
Resposta: Tiago 1:22 - "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

O que Tiago diz sobre a necessidade de paciência diante das adversidades?
Resposta: Tiago 5:10 - "Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor."

Como Tiago aborda a questão da parcialidade na fé?
Resposta: Tiago 2:9 - "Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo condenados pela lei como transgressores."

O que Tiago ensina sobre o poder da língua?
Resposta: Tiago 3:5 - "Assim também a língua, pequeno órgão, mas que se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe a arder tão grande selva!"

Como Tiago incentiva a confissão dos pecados?
Resposta: Tiago 5:16 - "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

O que Tiago diz sobre a resistência à graça divina?
Resposta: Tiago 4:6 - "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

Como Tiago exorta a tratar os necessitados com compaixão?
Resposta: Tiago 2:15-16 - "Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?"

O que Tiago diz sobre a sabedoria que vem de Deus?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

Como Tiago adverte contra a inveja e cobiça?
Resposta: Tiago 4:2 - "Cobiçais e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis."

O que Tiago ensina sobre a importância da paciência na espera do retorno de Cristo?
Resposta: Tiago 5:7-8 - "Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia."

Como Tiago destaca a relação entre a fé e as obras?
Resposta: Tiago 2:18 - "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé."

O que Tiago diz sobre a oração eficaz dos justos?
Resposta: Tiago 5:16 - "A oração de um justo pode muito em seus efeitos."

Como Tiago adverte sobre o perigo da arrogância em relação ao futuro?
Resposta: Tiago 4:13-14 - "Eia agora vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece."

O que Tiago ensina sobre a submissão a Deus?
Resposta: Tiago 4:7 - "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Como Tiago exorta a tratar os ricos que exploram os trabalhadores?
Resposta: Tiago 5:4 - "Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos Exércitos."

O que Tiago diz sobre a necessidade de buscar sabedoria de Deus?
Resposta: Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada."

Como Tiago adverte sobre a instabilidade de ser duplo ânimo?
Resposta: Tiago 1:8 - "Homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos."

O que Tiago diz sobre a prática da verdade em contraste com a simples audição?
Resposta: Tiago 1:22 - "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

Como Tiago aborda a questão da riqueza ilícita e exploradora?
Resposta: Tiago 5:1-3 - "Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias."

O que Tiago ensina sobre a responsabilidade dos mestres na fé?
Resposta: Tiago 3:1 - "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo."

Como Tiago descreve a sabedoria que é característica do céu?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

O que Tiago diz sobre a oração em momentos de enfermidade?
Resposta: Tiago 5:14 - "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor."

Como Tiago aborda a questão da sabedoria mundana e terrena?
Resposta: Tiago 3:15 - "Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica."

O que Tiago diz sobre a paciência dos profetas como exemplo?
Resposta: Tiago 5:10 - "Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor."

Como Tiago incentiva a resistir ao diabo?
Resposta: Tiago 4:7 - "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

O que Tiago ensina sobre a moderação nas palavras?
Resposta: Tiago 1:19 - "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."

Como Tiago destaca a importância de manter-se incontaminado pelo mundo?
Resposta: Tiago 1:27 - "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."

O que Tiago ensina sobre a importância da mansidão?
Resposta: Tiago 3:13 - "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras."

Como Tiago aborda a questão da parcialidade na igreja?
Resposta: Tiago 2:1 - "Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas."

O que Tiago diz sobre a necessidade de controlar a língua?
Resposta: Tiago 3:2-3 - "Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos todo o corpo."

Como Tiago adverte sobre a presunção em relação aos planos futuros?
Resposta: Tiago 4:14-15 - "Vós, que não sabeis o que sucederá amanhã! Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo."

O que Tiago ensina sobre a fonte da verdadeira sabedoria e conhecimento?
Resposta: Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada."

Como Tiago aborda a questão da riqueza e pobreza na comunidade cristã?
Resposta: Tiago 2:5 - "Ouvi, meus amados irmãos: Porventura, não escolheu Deus aos que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?"

O que Tiago ensina sobre o poder da oração fervorosa?
Resposta: Tiago 5:16 - "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Como Tiago adverte sobre a influência negativa da língua?
Resposta: Tiago 3:8-9 - "A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus."

O que Tiago diz sobre a necessidade de demonstrar a fé por meio de ações?
Resposta: Tiago 2:18 - "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé."

Como Tiago incentiva a humildade diante da vontade de Deus?
Resposta: Tiago 4:10 - "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."

O que Tiago diz sobre a paciência dos profetas como exemplo?
Resposta: Tiago 5:10-11 - "Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo."

Como Tiago destaca a importância de ser praticante da palavra de Deus?
Resposta: Tiago 1:22 - "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

O que Tiago ensina sobre a natureza da sabedoria divina?
Resposta: Tiago 3:17 - "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

Como Tiago adverte sobre a amizade com o mundo?
Resposta: Tiago 4:4 - "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

O que Tiago diz sobre a confissão dos pecados uns aos outros?
Resposta: Tiago 5:16 - "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Comentários

Tradutor

3° trimestre 2024